sábado, 12 de dezembro de 2009

A PRECOCE APOSENTADORIA DE DEAN ASHTON


O futebol inglês lamenta hoje o anúncio do fim da carreira de Dean Ashton. O atacante do West Ham está lesionado há mais de três anos e não conseguiu se recuperar de um grave problema no tornozelo. Aos 26 anos, Ashton desistiu após passar por algumas cirurgias que não conseguiram dar conta do problema.

Ashton teve um crescimento impressionante na Inglaterra. Em 2000, começou sua carreira no Crewe. Após cinco anos marcando muitos gols, foi para o Norwich, onde se destacou demais e chamou atenção do West Ham. O clube londrino pagou mais de 7 milhões de libras em janeiro de 2006.

Logo de cara, ele mostrou que era um promissor atacante, definido por seu ex-treinador Dario Gradi como o "melhor jogador com quem já tinha trabalhado junto". "É uma pena para ele e para o futebol inglês", disse seu antigo técnico no Crewe.

O atacante deu muito azar. Em 2006, estava jogando muito e poderia ter ido para a Copa do Mundo, se não tivesse sofrido uma lesão poucas semanas antes. Logo quando se recuperou, foi chamado para um amistoso contra a Grécia, em agosto. E foi exatamente quando, em uma dividida com Shaun Wright-Phillips, sofreu a grave contusão no tornozelo.

Desde então, cirurgias e todos os tipos de tratamento foram tentados. Dean Ashton chegou a voltar a jogar no fim da temporada 2007/08, ainda que sem sequência e longe da forma física ideal. Mesmo assim, fez vários gols. Fabio Capello chegou a convocá-lo para a seleção em junho de 2008.

Mas em setembro, veio a péssima notícia: a nova lesão no mesmo local. Ele tentou voltar de todas as formas, mas foi alertado pelos médicos que se forçasse demais, poderia ter problemas até para andar. Uma pena, pois realmente tinha potencial e muitos anos de carreira, com possibilidades até para ser jogador da Inglaterra até na Copa de 2010.

Alguns técnicos comentaram sobre Ashton. "Era um bom jogador e um fantástico artilheiro" (Harry Redknapp); "Estou muito triste, pois sempre o considerei um atacante muito inteligente e eficiente. (Arsene Wenger).

Nenhum comentário:

Postar um comentário