sábado, 28 de novembro de 2009

O FIM DO DISCURSO A FAVOR DE RAFA BENITEZ


A precoce eliminação do Liverpool foi a grande surpresa da primeira fase da Liga dos Campeões. Ninguém imaginava que um clube tido como “copeiro” e com um ótimo histórico recente ficaria fora do “mata-mata”.

A queda aumenta demais a pressão sobre o técnico Rafa Benitez e quebra o principal argumento que mantém o espanhol no cargo há algum tempo. Desde que assumiu o Liverpool em 2004, Benítez nunca chegou perto de acabar com o jejum no Campeonato Inglês, que não é conquistado desde 1990.

Mas na hora de fazer a análise do trabalho do treinador, todos dizem: “é o técnico das copas e não podem demiti-lo por causa dos resultados na Liga dos Campeões”. De fato, ele conquistou a competição em 2005 e foi vice-campeão em 2007. Além disso, nos cinco anos a frente da equipe, os Reds voltaram a representar uma força continental com uma expressão que não era vista desde os anos 80.

E agora? Má campanha no Inglês e eliminação ainda na fase de grupos. Como segurá-lo no cargo? Os polêmicos donos Tom Hicks e George Gillett já criticaram as decisões de Benitez e ameaçaram trocar de técnico algumas vezes. O grande “problema” é que os torcedores o adoram.

A crise no Liverpool é real e Rafa Benitez nunca esteve tão próximo de deixar o clube, pois já não existe mais aquele argumento. Particularmente, não vejo o treinador como maior culpado. O elenco não é excelente, mas o que pesou foi perder Gerrard e Torres, lesionados exatamente quando o time tentava se adaptar à saída de Xabi Alonso, uma das peças mais importantes. Não há equipe que agüente tantos problemas sem cair de produção, mas o desgaste do espanhol é preocupante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário